Advogada esclarece direito a folgas em jogos da Copa do          Mundo Feminina: recomendações para profissionais da iniciativa          privada.
 

Especialista recomenda que profissionais da iniciativa privada consultem o RH para saber se haverá liberação

 
A Copa do Mundo Feminina de futebol, realizada na Austrália e na Nova Zelândia, começou para a seleção brasileira nesta segunda-feira (24), e a expectativa dos torcedores só aumenta com a possibilidade de conquistar a tão sonhada primeira taça da competição. No Brasil, alguns jogos da seleção serão em horário comercial e milhões de brasileiros estarão trabalhando. Após solicitação da ministra Ana Moser, titular da pasta do Esporte, o governo decretou ponto facultativo para os servidores da administração federal, mas o benefício não foi concedido aos trabalhadores da iniciativa privada.
 
De acordo com a portaria 3.814, as normas valem para órgãos e entidades integrantes da administração pública federal direta, autárquica e fundacional relativas ao expediente em dias de jogos da seleção, como servidores públicos, empregados públicos, contratados temporários e estagiários. A advogada trabalhista, Maria Carolina Lima, sócia do Andrade Maia Advogados, explica que no caso da iniciativa privada, caberá a cada empregador deliberar sobre como será a rotina de trabalho durante os jogos.
 
"Como regra geral, os empregados da iniciativa privada devem trabalhar normalmente durante os jogos. Não existe obrigatoriedade de conceder folga para assistirem ao evento. O ponto facultativo da esfera pública não se confunde com os feriados a que se refere o art. 70 da CLT. Igualmente, não se enquadram no rol das faltas justificadas", explica. "Mas nada impede, porém, que o empregador autorize a ausência dos seus empregados nos horários dos jogos, mediante compensação através de sistema de banco de horas, quando houver previsão normativa para isso. Nesse contexto, a recomendação é de que o colaborador observe as regras próprias de sua empregadora, se houver", recomenda a advogada.
 
Maria Carolina explica que, como regra geral, deixando o empregado de comparecer ao serviço no período dos jogos, sem haver uma liberação prévia do empregador, será contada falta injustificada e as horas correspondentes poderão ser descontadas. Mas de acordo com a advogada, não existe impedimento para que uma empresa do setor privado opte por liberar os funcionários. Para as que decidirem seguir o modelo do governo federal, é importante que haja prévia comunicação, para que o funcionário possa se adequar à alteração do expediente de trabalho. "Nada impede que a empresa privada estabeleça regramento próprio para os dias de jogo, devendo o ato ser devidamente publicizado pelo empregador e não podendo acarretar qualquer prejuízo ao funcionário", afirma.
 
Sobre o Andrade Maia
 
O Andrade Maia Advogados é um escritório de advocacia empresarial com foco nas áreas tributária, cível, societária e trabalhista. Com atuação em todo território nacional, conta com mais de 400 integrantes, 55 sócios, distribuídos em quatro sedes: São Paulo, Porto Alegre, Brasília e Salvador.

Lord's Trajes roupas de aluguel

Com São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais no radar, plano da Lord's Trajes é inaugurar seis novas franquias até março do ano que vem


Com a abertura de duas lojas em Santa Catarina, uma delas prevista para o segundo semestre desse ano, a Lord's Trajes, maior rede multicanal de lojas especializadas em aluguel de trajes masculinos do Brasil, segue no seu projeto de expansão de franquias pelo país. Em março, a Lord's iniciou operação no Paraná com a abertura de uma loja em Curitiba, sendo esse o primeiro passo fora do Rio Grande do Sul. De acordo com o diretor fundador da Lord's Trajes, Pedro Bagatini Guerra, três outros estados estão no radar da marca, e o plano é mais que dobrar de tamanho até o fim de 2024. 

Lord's Trajes roupas de aluguel

"Nossa estratégia de expansão foi mapeada no crescimento em espiral, começamos pela região sul do Brasil que hoje já conta com seis unidades em operação e mais quatro em fase de implementação. A expectativa é de iniciar em meados de 2024 a expansão nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, onde já estamos com negociações avançadas em Belo Horizonte", revela o empresário. "Até o fim de 2024, podemos estar chegando nas 20 lojas", prevê.

Fundada em 2011, a Lord's Trajes nasceu com o objetivo de atender a uma necessidade do mercado por um atendimento com mais qualidade e praticidade para os consumidores desse segmento. Nascia ali a primeira loja, na cidade de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul.  Na busca por inovação, em 2015 a empresa criou sua marca própria de roupas. Foram desenvolvidas coleções e modelagens exclusivas, sempre de olho nas tendências nacionais e internacionais de moda masculina.

Atenta à expansão do mercado digital no Brasil, em 2018 deu início ao seu e-commerce, com o objetivo de expandir a área de atendimento, além de reinventar e facilitar a experiência do consumidor de aluguel ou compra de trajes. Hoje, com lojas físicas em Porto Alegre, Novo Hamburgo, Canoas, Caxias do Sul, São Leopoldo e Curitiba, a Lord's Trajes é referência no mercado de aluguel de roupas masculinas.

A empresa fechou 2022 com um faturamento de mais de R$ 4 milhões, o que representou um crescimento de 269% em relação a 2021. "Nossos próximos passos incluem os estados do sudeste, onde estão as três maiores economias do país. A expectativa é de até final de 2025 estarmos com 24 lojas no território nacional", revela Bernardo Oliveira, gerente de Expansão da Lord's Trajes.

A expansão da Lord's vai no compasso da crescente demanda por um consumo mais sustentável. O segmento de aluguel de roupas tem crescido tanto que especialistas preveem que em dez anos ultrapassará o fast fashion.  Segundo dados da Global Data Retail, em 2021 o mercado de aluguel de roupas faturou 1 bilhão de dólares, e em 2023 esse número deve ultrapassar os 2,5 bilhões. Já o estudo da Future Market Insights (FMI) projeta um crescimento de 11% nos próximos 10 anos.

Sobre a Lord's Trajes

A Lord's Trajes é a maior rede multicanal de lojas especializadas em aluguel de trajes do Brasil. Fundada em 2011, na cidade de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, a empresa oferece uma grande variedade de trajes para noivos, pajens e padrinhos, colocando a sua disposição os mais variados modelos. A empresa conta com uma equipe capacitada para auxiliar o cliente em todos os detalhes. Com um atendimento personalizado e serviços da melhor qualidade, o cliente escolhe com clareza e tranquilidade o seu modelo favorito. A Lord's Trajes possui lojas físicas em Novo Hamburgo, Porto Alegre, Canoas, Caxias do Sul, São Leopoldo e Curitiba.

Embaixada da África do Sul celebra o Dia Internacional de Mandela com ações voluntárias

Por Anderson Miranda
Editor-Chefe Tribuna do Brasil


Brasília, 18 de julho de 2023 - Em uma iniciativa para honrar o Dia Internacional de Mandela, a Embaixada da África do Sul em Brasília promoveu um evento especial em parceria com o Larzinho Chico Xavier, dedicado a realizar boas ações e refletir sobre o legado inspirador de Nelson Mandela. Essa data comemorativa foi estabelecida pela resolução das Nações Unidas A/Res/64/13, reconhecendo a importância do líder sul-africano na luta pelos direitos humanos.


No dia do aniversário de Nelson Mandela, 18 de julho, a Embaixada da África do Sul em Brasília mobilizou sua equipe para dedicar 67 minutos de serviço voluntário no Larzinho Chico Xavier. Essa ação faz referência aos 67 anos que Mandela dedicou à sua luta por direitos iguais. O evento foi realizado em consonância com a condição estabelecida pelo próprio Mandela, que o Dia Internacional de Mandela fosse um dia de reflexão e de realização de boas ações em benefício dos outros.

O tema deste ano foi "Está em suas mãos", enfatizando o poder de cada indivíduo em fazer a diferença por meio de pequenas atitudes positivas. O Embaixador Vusi Mavimbela enfatizou que não houve envolvimento de recursos governamentais no evento, sendo todas as contribuições feitas voluntariamente pelos funcionários da embaixada. As atividades abrangeram diversas áreas, como culinária, limpeza e jardinagem.

 

Durante o evento, o Embaixador Mavimbela ressaltou a importância da educação ambiental e da conscientização sobre a origem dos alimentos. Ele mencionou que, na África do Sul, as escolas ensinam aos alunos desde cedo como cultivar e cuidar de vegetais e frutas, destacando a relevância desse conhecimento. O embaixador sugeriu que o Larzinho Chico Xavier também promovesse atividades relacionadas à horta, como grupos de crianças responsáveis por regar e cuidar das plantas em dias específicos.


O Sr. Ayde Ferreira, Presidente do Larzinho Chico Xavier, expressou sua gratidão pela atenção dada pela embaixada ao legado de Mandela e elogiou o serviço voluntário realizado pelos funcionários. Ele ressaltou que essa ação está alinhada com o desejo de Mandela de ajudar os outros e expressou seu apoio à continuidade dessas iniciativas.


O Sr. Paulo Cesar Pagi Chavez, Secretário Executivo da Secretaria de Relações Internacionais do Governo do Distrito Federal, participou do evento e mostrou entusiasmo com a celebração do Dia Internacional de Mandela em Brasília. Ele elogiou o comprometimento da equipe da embaixada e do Larzinho Chico Xavier e destacou a importância de promover o evento, afirmando que nunca esteve na África do Sul, mas que agora testemunha a beleza do país e a maravilha de seu povo.


O Embaixador encerrou o evento destacando que o Dia Internacional de Mandela não deve ser apenas um evento da embaixada, mas sim uma celebração abraçada por todos. Ele convidou o Governo do Distrito Federal a apoiar essa iniciativa e a disseminar o espírito de fazer o bem ao próximo, pois essa é uma ação que todos podem realizar.

Fotos do dia especial de serviço voluntário no Larzinho Chico Xavier foram compartilhadas pela Embaixada da África do Sul para divulgação, reforçando a mensagem de inspiração e a importância de seguir o exemplo de Mandela na busca por um mundo mais justo e solidário.






Dia Internacional de Mandela: Um Legado de Liderança Inspiradora

19 de julho marca o Dia Internacional de Mandela, uma resolução das Nações Unidas que homenageia a vida e o legado do icônico líder sul-africano, Nelson Mandela. Este dia especial celebra a coragem, o compromisso e a luta incansável de Mandela pelos direitos humanos, justiça social e igualdade.

Nelson Mandela, amplamente conhecido como Madiba, nasceu em 18 de julho de 1918 e dedicou sua vida à luta contra a opressão e a discriminação racial. Como o primeiro presidente negro da África do Sul, ele desempenhou um papel fundamental na transição do país para um regime democrático, depois de décadas de apartheid.

O Dia Internacional de Mandela é uma oportunidade para refletir sobre os valores que ele personificava: reconciliação, respeito, igualdade, diversidade e compaixão. É uma ocasião para honrar sua liderança transformadora e para inspirar gerações futuras a promover a mudança positiva em suas comunidades e no mundo.

Desde a adoção da resolução das Nações Unidas em 2009, o Dia Internacional de Mandela tem sido celebrado anualmente em todo o mundo. O objetivo principal é encorajar as pessoas a dedicar 67 minutos de seu tempo - representando os 67 anos de luta de Mandela pelos direitos humanos - para realizar atos de serviço voluntário em suas comunidades.

Essa iniciativa, conhecida como "67 minutos de solidariedade", é uma forma tangível de continuar o legado de Mandela, promovendo ações que visam a erradicação da pobreza, a promoção da educação, a proteção dos direitos humanos e o avanço da igualdade racial.

O Dia Internacional de Mandela também oferece uma oportunidade para destacar a importância do diálogo, do perdão e da reconciliação na construção de sociedades mais justas e pacíficas. Madiba acreditava que a reconciliação era essencial para superar as divisões do passado e construir uma nação unida.

Além disso, a celebração deste dia busca aumentar a conscientização sobre as causas que Nelson Mandela defendia e inspirar ações em prol dessas causas. Seu legado vai além das fronteiras da África do Sul, servindo de inspiração para todos que lutam pela justiça e pela igualdade em todo o mundo.

À medida que o Dia Internacional de Mandela é comemorado globalmente, eventos e atividades são organizados em todos os continentes para honrar sua memória. Palestras, exposições, apresentações artísticas e programas educacionais destacam os princípios e ideais pelos quais Nelson Mandela lutou.

Neste Dia Internacional de Mandela, devemos lembrar de sua coragem inabalável, seu compromisso com a justiça social e seu papel como um símbolo de esperança para milhões de pessoas em todo o mundo. Seu legado continua a nos inspirar a trabalhar em direção a um futuro mais inclusivo, igualitário e pacífico.

Como disse Mandela: 


Que este dia nos motive a agir em prol de um mundo melhor, onde todos possam desfrutar de igualdade de direitos, oportunidades e dignidade humana.



O maior encontro de gestores de condomínios do Brasil está com inscrições abertas. É uma oportunidade para síndicos, subsíndicos, conselheiros fiscais e gestores se atualizarem sobre os temas mais importantes do universo condominial. O evento é gratuito.

A Unasíndico 2023 prepara uma programação de três dias, com palestras, debates, reuniões de trabalho, atualização sobre as leis e também entretenimento. As maiores empresas que atendem o setor já reservaram os estandes para apresentarem os seus produtos e serviços, com excelentes oportunidades para negócios.


Dr. Condomínio (Aldo Junior) é o idealizador do Unasíndico, maior evento voltado para a gestão condominial do Brasil.

A inscrição é de graça, para todos os participantes. E haverá o sorteio de um tablet novinho para aqueles que já fizeram as primeiras inscrições. A Unasíndico chega à sua sétima edição, com uma atração muito especial. A cantora Alcione, rainha do samba, uma das mais importantes vozes do Brasil, já confirmou presença. O show da Marrom também é gratuito, para todos os inscritos. Outra atração será o Maestro Rogério Martins, que apresentará o aclamado "Tributo a Elton John".

A programação completa, com palestrantes renomados em várias áreas, vai ser distribuída em 3 dias: 21, 22 e 23 de setembro, no Salão Grande Oriente, na Asa Sul. Entre os convidados especiais, está o professor Luiz Marins, reconhecido Palestrante Motivacional. Para o organizador da Unasíndico, Aldo Junior, o Doutor Condomínio, a presença desses nomes importantes mostra a relevância da Unasíndico, que já se tornou a maior referência para o universo dos condomínios na capital do Brasil. 

"E eu quero dizer ainda que, ao final, os participantes vão concorrer a prêmios como pacotes de viagens e duas motos 0 km, prêmios oferecidos pelos patrocinadores", acrescenta Aldo Júnior.

Serviço:

Unasíndico 2023
Dias 21, 22, 23 de setembro
Salão Grande Oriente do Brasil, 913 sul
Evento gratuito para síndicos, subsíndicos, conselheiros, gestores
Inscrições abertas: www.unasindico.com.br
Telefone:  61 3011 7300

Nesta terça-feira (11), a Guarda Civil Municipal de Salvador, que conta hoje com cerca 1.300 agentes, comemora 15 anos de existência



Desde sua criação, em 2007, sendo oficialmente implantada em 2008, a GCM contabilizou mais de 100 mil atendimentos, quase 9 mil ocorrências, cerca de 40 mil ações em apoio aos órgãos públicos, além de retirar mais de 20 armas de fogo de circulação e recuperar cerca de 140 veículos. Contando ainda com quase 90 mil ações de prevenção à violência e aproximadamente duas mil prestações de socorro ao cidadão.

"Os números refletem a incontestável importância da Guarda Civil Municipal em nossa cidade. Nosso trabalho preventivo e próximo ao cidadão é diariamente percebido por meio de ações voltadas para idosos, crianças, munícipes, visitantes, instituições públicas e privadas", frisou o Inspetor Marcelo Silva, ao ressaltar a importância do trabalho e dedicação de cada servidor.

No decorrer desses 15 anos, a GCM recebeu diversos investimentos voltados para aquisições de coletes balísticos modernos, armamentos como pistolas, espingardas, carabinas, fuzis, novas munições, pistolas de condutividade elétrica (Spark) e novas viaturas que oferecem mais dinamismo e conforto aos agentes. Também foi ampliada a concessão de porte de arma, ação respaldada pela realização de psicotestes, conforme prevê a legislação do setor, implantação do plano de carreira, bem como ampliação das gratificações.

Recentemente, foi criado também o Centro Integrado de Inteligência Comando e Videomonitoramento (CICOMV), que tem o objetivo de melhorar o tempo de resposta ao público e auxiliar nas tomadas de decisões operacionais, táticas e estratégicas, adotadas pela Guarda Civil Municipal.

"A Guarda Civil tem adquirido maturidade e se tornando essencial para os serviços públicos e para a população. Temos buscado cada dia mais condições de trabalho e melhorias para os servidores da instituição, a quem é destinado os nossos parabéns e agradecimentos pelos esforços diários em prol da sociedade soteropolitana", concluiu o Diretor de Segurança Urbana e Prevenção à Violência, Maurício Lima.

Às 18 horas de hoje, o órgão realiza solenidade e homenageia convidados que colaboraram para o desenvolvimento e crescimento da Guarda Civil na cidade. O evento acontece na sede da instituição, na Avenida General San Martin, ao lado do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães. Ao longo do ano, diversas atividades voltadas aos servidores serão realizadas em comemoração ao aniversário da instituição.


O CONEDI, realizado nos dias 7 e 8 de julho, debateu tendências e novidades de negócios focados no universo digital 

 
O CONEDI, maior congresso de empreendedorismo digital do Brasil, realizou sua 7ª edição em Porto Alegre e reuniu, durante os dois dias, cerca de 1.300 pessoas na Unisinos POA e no Teatro do Bourbon Country. A programação contou com 30 palestrantes e 15 workshops focados no universo digital, e reuniu especialistas das áreas de tecnologia, inovação, marketing, criatividade e negócios.
 
Com conteúdos focados no desenvolvimento de negócios e de marcas pessoais pelas mídias sociais, as palestras realizadas tiveram duração de cerca de 40 minutos. A prática de empreender, reflexões motivacionais e questionamentos acerca da tecnologia e das transformações experienciadas atualmente, bem como análises de futuro também foram temáticas que integraram a programação.

A edição 2023 recebeu no palco nomes como do apresentador Danilo Gentilli; Carol Canteli, arquiteta, influenciadora e estrategista digital; Luiza Rodas, empresária, influenciadora e responsável pela expansão internacional na Ayam; Gil Giardelli, professor, escritor, apresentador na Record News e fundador da Gaia Creative 5era; Rick Fernandes, especialista em Marketing e head na agência Carambola;  Aline Dalcin, mentora, comunicadora e autora; El Professor, mentor de oratória de grandes influencers e empresários; entre outros nomes de peso.
 
O CONEDI foi produzido pela AJE-POA (Associação de Jovens Empresários de Porto Alegre), entidade pioneira do movimento no País, que tem como objetivo representar e desenvolver as jovens lideranças da capital desde 1984. "O CONEDI é um evento multidisciplinar, que abrange inúmeras áreas do empreendedorismo digital. Foram dois dias de muito conteúdo, networking e conexões para todos os empreendedores que usam a internet para comercializar ou divulgar negócios", comenta Willian Assis, Presidente do Conselho da AJE e idealizador do Congresso.
 
Contato com a imprensa:
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Churrasqueira Rasco

Impulsionadas pelo comércio virtual da marca, vendas já superaram expectativas inicias


A Rasco, marca especializada em produtos para churrasco, projeta dobrar as vendas da churrasqueira do modelo Kamado até o fim do ano. Com 15 meses no mercado, o produto já superou as expectativas iniciais de venda, impulsionadas pelo e-commerce da Rasco, que também possui um showroom na capital paulista. De acordo com o gerente executivo da Rasco, Isaías Renon, "a marca está em expansão para atender a expectativa dos consumidores que receberam muito bem o produto, que é considerado inovador para o mercado brasileiro. Através do nosso e-commerce, conseguimos apresentar os benefícios do produto e registramos um aumento de 30 % nas vendas nos últimos 6 meses.

Com design diferenciado, projetado para máxima eficiência na circulação do ar, o Kamado é uma solução completa para assar, grelhar, defumar, selar e cozinhar os alimentos. Foi desenvolvida para ser mais robusta, durável e com melhor retenção de calor do que as churrasqueiras convencionais. O produto foi pensado para atender clientes que possuem espaços garden, varanda gourmet e cozinhas integradas. Um dos principais diferenciais do Kamado é o material em cerâmica refratária, mais ecológico. Além disso, mobilidade para levar a qualquer espaço outdoor e atingir até 400ºC.

O Kamado possui cinco tamanhos e está disponível nas cores Pretor Noir, Branco Polar, Verde Esmerald, Vermelho Cullinan. Com investimentos a partir de R$ 1.999,00, chegando a R$ 9.000,00, os modelos podem ser completados com uma ampla gama de acessórios que potencializam ainda mais o uso da churrasqueira. Um dos acessórios mais desejados, por exemplo, é o Rotisserie, que transforma o Kamado em uma churrasqueira giratória. Outro item é a Pedra Refratária que transforma a churrasqueira em um verdadeiro forno de pizzas.

Saiba mais através do site: www.rasco.com.br ou @rasco.oficial.

Sobre Rasco:

A marca Rasco pertence ao Grupo Brinox, com sede no Rio Grande do Sul, desde 1988, unidade no Espirito Santo, showroom em São Paulo e de um escritório em Guangzhou, na China. Há mais de uma década é comandado pela investidora mundial Southern Cross Group, e tem em seu portfólio soluções oferecidas em utilidades domésticas com três marcas: Brinox, Coza e Haus Concept, gerando cerca de 4500 diferentes itens em linha. Além de sua presença em todos os estados brasileiros, a empresa também exporta para países da América do Sul, América Central, América do Norte, África e Oriente Médio.

Dados do IBGE indicam que as mulheres ocupam apenas 37, 4% dos cargos de gerência no país


Anelise Damasceno, sócia no Andrade Maia e head de Diversidade e Inclusão
Foto: Beto Raskin

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Estatística e Pesquisa (IBGE), as mulheres ocupam 37,4% dos cargos de liderança no Brasil. O índice é ainda inferior ao registrado na pesquisa anterior, que indicava uma participação delas em 39,1% dos postos de gerência. No setor jurídico esse cenário não muda muito, e ainda é baixa a representatividade feminina em cargos de poder relacionados à Justiça. A advocacia é um exemplo de números preocupantes: embora o Brasil tenha mais advogadas do que advogados, (são 624.285 mulheres e 615.989 homens inscritos na OAB), apenas 5 das 27 seccionais são presididas por mulheres.

Na contramão deste cenário todo, exemplos como o Andrade Maia Advogados, escritório de advocacia empresarial com foco nas áreas cível, empresarial, trabalhista e tributária e com atuação no Brasil inteiro, sinaliza para uma nova perspectiva. As mulheres representam 52% dos cargos de liderança da empresa. "As mulheres ocupam, em nossa maioria, os cargos de lideranças e atuam com protagonismo, inclusive incentivando outras a se desenvolverem e consolidarem suas carreiras", explica Anelise Damasceno, sócia no Andrade Maia e head de Diversidade e Inclusão.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Women in Law Mentoring Brazil, intitulada "Como está a diversidade de gênero nos escritórios de advocacia no Brasil", quando uma mulher ingressa em uma banca, as chances de se tornar sócia são menores em relação às oportunidades oferecidas a um homem. Apesar de responderem por 57% dos profissionais na composição geral dos escritórios, somente 34,9% das mulheres são contempladas no quadro de sócios de capital.

"Mesmo o cenário jurídico no Brasil sendo predominantemente masculino, não medimos esforços para trabalhar a igualdade de gênero aqui no escritório", ressalta Darlan dos Santos, head da área de Gente e Gestão no Andrade Maia. "Realizamos ações voltadas para o encorajamento feminino e diversidade de forma geral. Investimos cada vez mais em programas voltados para o desenvolvimento de novas lideranças femininas, além de assumir compromissos nacionais e internacionais relacionados ao tema", revela.

Darlan dos Santos, head da área de Gente e Gestão no Andrade Maia - Foto: Beto Raskin


Sobre o Andrade Maia

O Andrade Maia Advogados é um escritório de advocacia empresarial com foco nas áreas tributária, cível, societária e trabalhista. Com atuação em todo território nacional, conta com mais de 380 integrantes, 53 sócios, distribuídos em quatro sedes: São Paulo, Porto Alegre, Brasília e Salvador.

Com informações de Aline Zanchi

4Inside

De acordo com a arquiteta Luiza Hafner, da 4Inside, paisagismo potencializa o impacto positivo do imóvel sobre o cliente e aumenta a chance de ser vendido mais rapidamente


Na hora de comprar ou vender um imóvel, o paisagismo pode ser um diferencial competitivo no mercado, fazendo com que casas e apartamentos à venda chamem ainda mais atenção dos compradores. Uma pesquisa de 2011, realizada pela Husqvarna (empresa sueca de equipamentos de jardinagem) comprovou que áreas verdes bem cuidadas podem valorizar, em média, 16% o imóvel. Foram entrevistados cinco mil proprietários de imóveis em nove países, além de 44 corretores imobiliários. Eles estimaram um aumento de quase 10% para as residências que possuíam um jardim bem cuidado contra uma desvalorização de até 15% do bem com áreas verdes negligenciadas.

De acordo com Luiza Hafner, fundadora da 4Inside Arquitetura de Resultados, imóveis que possuem espaços dedicados ao paisagismo, seja na fachada, varandas ou interior chamam mais atenção dos compradores. "Toda vez que preparamos um imóvel para venda, precisamos que os potenciais compradores se sintam em casa. O impacto sensorial nos ajuda a trazer esse entendimento, e com plantas e vegetação, conseguimos humanizar os imóveis como lares pela sensação de conforto e aconchego", explica.  Existem diversos estudos que dizem que as plantas tem grande influência na nossa saúde física e psicológica", indica.

A lógica de um projeto paisagístico é a mesma para qualquer projeto de jardim, inclusive em sacadas, na área interna ou vertical. É como se ao concluir a edificação ela finalmente ganhasse o último acabamento. "Todo projeto varia de acordo com o ambiente, insolação e até mesmo o cuidado necessário. Cada lar tem uma rotina diferente e isso é importante na hora de decidir por cada espécie de planta", afirma. "Para imóveis de venda, sempre precisamos pensar nas exigências de cuidado, cheiro e até mesmo impacto visual, por isso costumamos ousar em bambus da sorte, samambaias, peperômia e espada de São Jorge."

Pandemia aumentou interesse das pessoas por plantas nas residências

A pandemia da Covid-19 obrigou as pessoas a ficar mais tempo em casa e descobrir novos hobbies, e a jardinagem foi um deles.  O setor de flores e plantas fechou 2020 com crescimento de 10% garantido pelas vendas de plantas ornamentais e flores em vasos. Os dados são do Instituto Brasileiro de Floricultura. "As plantas tem uma enorme capacidade restauradora e foram uma boa solução para lidar com o estresse e até mesmo a proximidade do contato com a natureza. Diversos estudos mostram que poucos minutos já são suficientes para garantir a sensação de paz e a melhora do humor nas pessoas – muito importante para os dias de pandemia", avalia a arquiteta.

Sobre a 4Inside

Com foco em investidores, 4Inside Arquitetura de Resultados prepara imóveis para venda e locação por meio de parcerias com imobiliárias e construtoras. O objetivo é explorar todas as potencialidades dos imóveis, com projetos de decoração e reformas criativas, que proporcionem conforto, usabilidade e segurança para os moradores. A 4Inside trabalha com consultoria, home staging, virtual staging, open house, projeto e execução. Todos os serviços buscam ajudar, acelerar e facilitar negócios imobiliários para quem quer vender, comprar, alugar ou investir.

A técnica, autorizada pelo Conselho Federal de Medicina no Brasil somente no final de 2021, começa a ganhar visibilidade no país


dra.Karolyn Sassi Ogliari
Na foto cientista e dra.Karolyn Sassi Ogliari - crédito foto Felipe Gaiesky

Autorizada somente em outubro de 2021, a utilização da membrana amniótica de recém nascidos para tratamentos clínicos começa a ganhar visibilidade e representa mais um avanço em prol das milhares de vítimas de queimaduras que ocorrem no Brasil todos os anos. De acordo com médica e cientista Karolyn Sassi Ogliari, pós-doutora em Biologia Regenerativa e Células-Tronco, estudos mostram que essa membrana pode atuar como um curativo biológico, pois apresenta células e outros componentes proteicos com potencial para proteger a ferida, acelerar a cicatrização e aliviar a dor.

"Essa técnica já é utilizado em muitos países da América Latina, América do Norte e Europa como curativo para queimaduras superficiais e profundas, tratamento de úlceras varicosas e em feridas causadas por diabetes, além de cirurgias oftalmológicas", explica Karolyn, que também é diretora do Hemocord, empresa de biotecnologia voltada para armazenamento de produtos de terapia celular para a Medicina Regenerativa, e única no Brasil onde pode ser contratado o serviço de coleta da membrana amniótica para fins terapêuticos.

A membrana amniótica é o tecido que compõe a parte mais interna do envoltório fetal e que sai junto com a placenta durante o nascimento do bebê, podendo ser coletada nesse momento. A placenta é levada então ao laboratório e lá processada para separação da membrana. Karolyn explica que esse material se trata de um curativo biológico pela riqueza em fatores de crescimento e citocinas que comprovadamente promovem a cicatrização de feridas.

"Ensaios clínicos para tratar queimaduras na pele e alterações na córnea mostram que as células-tronco da membrana amniótica aceleram a recuperação por meio da inibição da inflamação e da liberação de fatores de crescimento. As células-tronco mesenquimais amnióticas humanas tem funções de regulação imunológica, anti-inflamatória e regeneração de vasos. Por apresentar essas propriedades, a membrana tem múltiplos usos em diversas áreas da medicina", explica. "A maioria das terapias com este material biológico está direcionada ao tratamento de queimaduras graves, enfermidades oftalmológicas e cicatrização de feridas", explica.

Recentemente, o uso da membrana amniótica salvou a visão de um recém-nascido no Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM), em Curitiba. O pequeno Anthony Amaral havia nascido com uma má formação nos olhos – ambos não abriam após o nascimento. O procedimento, realizado pelo SUS, aconteceu no final de fevereiro de 2023 e foi um sucesso.

Protocolo patenteado

Karolyn explica que o Hemocord é a única empresa no Brasil onde a população pode contratar o serviço de coleta e armazenamento da membrana amniótica. De a cordo com a especialista, o protocolo patenteado pela empresa preserva as células vivas, que são biologicamente ativas. "Alguns meios de processamento não preservam as células, só a matriz celular. Desenvolvemos um protocolo que mantem as células vivas e produzindo essas moléculas que atuam na regeneração dos tecidos. O 'curativo' permanece biologicamente ativo e com uma produção maior desses componentes", explica.

A especialista explica ainda que, diferentemente do SUS, que armazena as amostras em freezer -80º, o Hemocord criopreserva em Nitrogênio, o que garante a manutenção do material pela vida toda. "No freezer a -80º, a preservação é por um tempo limitado, em torno de dois anos. No nitrogênio é por tempo indeterminado. E como não causa rejeição, pode ser usado pela própria criança ao longo da vida ou por algum familiar que precisar", comenta.

O desenvolvimento do protocolo do Hemocord foi publicado pela Biomedical Materials (2023) e apresentado no Simpósio Internacional Cord Blood Connect de 2022, em Miami.

Sobre o Hemocord

Com mais de 18 anos de atuação no mercado, o Hemocord é uma empresa de Biotecnologia voltada para a Terapia Celular e Medicina Regenerativa. Foi o primeiro Banco de Sangue de Cordão Umbilical com laboratório de Criopreservação no sul do país e único no Rio Grande do Sul. Evoluiu também para ser um Banco de Tecidos e um Banco de Células e Tecidos Germinativos, sendo a única empresa do país com licenças para crio preservar qualquer tecido humano. Está localizado em São Leopoldo, dentro do Tecnosinos - um dos maiores polos de ciência e tecnologia do Brasil. É lá que a empresa possui o seu Centro de Processamento Celular e de Criopreservação, onde os principais avanços e produtos de Terapia Celular são desenvolvidos por uma equipe altamente qualificada. São profissionais especializados em Obstetrícia, Reprodução Humana, Biologia Celular, Biologia Molecular e Criobiologia, buscando deixar as famílias preparadas para o melhor da medicina mundial.

Ações voltadas para o equilíbrio e bem estar dos funcionários ganham cada vez mais espaço no mundo corporativo


Darlan Santos, head de Gente e Gestão do Andrade Maia Advogados

A preocupação com a saúde e bem-estar dos funcionários tem ganhado cada vez mais espaço nas empresas. A "gestão da felicidade" no mundo corporativo se tornou um instrumento importante utilizado pelos gestores para reter talentos e aumentar a produtividade. De acordo com Darlan Santos, head de Gente e Gestão do Andrade Maia Advogados, é cada vez maior o número de empresas que apostam em políticas de felicidade corporativa para manter a rendimento e o bom clima no trabalho.

"As empresas enxergaram que é fundamental colocar o bem-estar do funcionário no centro do seu plano de negócio, entendendo que o capital humano é o seu maior bem mercadológico", analisa. "Por aqui estamos sempre focados em manter o indicador de felicidade sempre no ponto máximo. Vamos implementar ainda uma pesquisa para medir a felicidade corporativa, com o objetivo de termos um termômetro do quanto nossos integrantes estão felizes e engajados. Nossa ideia é que esse indicador não seja apenas quantitativo, mas também qualitativo", explica.

Darlan explica ainda que o escritório é engajado na promoção de um "ecossistema de felicidade", que amplia iniciativas voltadas ao equilíbrio e bem-estar dos seus funcionários.
"Já notamos um aumento de mais de 60% no engajamento das pessoas em nossas ações internas, após o lançamento do ecossistema. Nossos integrantes estão participando e interagindo ainda mais", avalia.

De acordo com um estudo da Gallup, empresas com funcionários felizes têm 50% menos acidentes laborais. Já uma pesquisa da Harvard Business Review revelou que colaboradores satisfeitos são 31% mais produtivos, 85% mais eficientes e 300% mais inovadores.

"É necessário que as empresas invistam em saúde mental e qualidade de vida, assim como nas relações interpessoais e criação de um ambiente psicologicamente seguro para os colaboradores", afirma Natana Soares, head de comunicação do Andrade Maia. "Onde existe felicidade, existe produtividade. Aqui desenvolvemos o conceito 'We Are Happy', no qual apresentamos para os nossos mais de 400 integrantes novas iniciativas que visam trazer ainda mais desenvolvimento pessoal, felicidade, bem-estar e conexão. Felicidade é assunto sério por aqui".

Sobre o Andrade Maia

O Andrade Maia Advogados é um escritório de advocacia empresarial com foco nas áreas tributária, cível, societária e trabalhista. Com atuação em todo território nacional, conta com mais de 380 integrantes, 53 sócios, distribuídos em quatro sedes: São Paulo, Porto Alegre, Brasília e Salvador.



Atuando em todo o território nacional, a JusCash já antecipou mais de 15 milhões em honorários advocatícios


Os advogados enfrentam diversos desafios no trabalho, principalmente quando se trata de questões financeiras. Precisam lidar com processos longos e complexos, que podem levar meses ou até anos para serem concluídos. Durante esse período, precisam se manter financeiramente, mesmo com a incerteza de quando receberão seus honorários. Foi pensando nessa dificuldade que nasceu a JusCash, startup gaúcha especializada em antecipação de honorários advocatícios, que desde a sua criação, em 2020, já antecipou 15 milhões em honorários.
"Percebemos a dificuldade que o advogado tem para organizar sua vida financeira, visto que boa parte da sua renda advém dos honorários de êxito e sucumbenciais dos seus processos, que são recebidos sem previsibilidade alguma", explica Gabriel Mancuso, fundador e CEO da empresa. "Sabendo que isso era um problema que abrangia praticamente toda a classe há décadas, entendemos que era algo que merecia uma solução", relata.
Mancuso explica que durante a pesquisa de mercado realizada para desenvolver a empresa, percebeu que o crédito judicial era um ativo muito pouco explorado, poucas empresas olhavam para esse ativo percebendo valor. Mancuso notou também que nenhum dos players que atuam com títulos judiciais eram focados no advogado. "Nenhum se propunha a entender e resolver de fato as dores desse profissional e o que realmente facilita a vida dele. Por isso que desde nosso nascimento tivemos isso em mente", afirma. "O Brasil tem hoje cerca de um milhão e trezentos mil advogados, e dois terços são autônomos ou pequenos escritórios. Nosso propósito é dar ao advogado a liberdade financeira a que ele tem direito", assegura.

A antecipação de honorários é regulada pelo Artigo 286 do Código Civil, a partir de uma cessão de créditos o advogado pode ter acesso antecipado aos honorários oriundos dos seus processos. Na JusCash, a negociação entre o advogado e a empresa ocorre por meio de uma cessão de créditos, protocolada no processo, garantindo validade e segurança à transação. O advogado pode antecipar honorários contratuais, sucumbenciais e dativos de processos que já tenham valor incontroverso apresentado, bem como o valor de condenação de seu cliente, se esse também tiver interesse.
"Decidimos que operaríamos desde valores bem baixos, pois gostaríamos de atender o maior número de advogados possível, por isso o valor mínimo para antecipar um crédito é de mil reais. O processo é analisado, gratuitamente, com o uso de tecnologia e uma equipe jurídica que validam uma série de critérios para que o ativo possa ser precificado ao advogado", explica Mancuso.



A Deputada Distrital Dra. Jane convida você para um evento de extrema importância: o Lançamento da Frente Parlamentar de Combate à Violência Contra a Mulher e ao Feminicídio. Sua presença é fundamental para enriquecer a discussão e contribuir para a causa.

Data: 13 de junho Horário: 19h Local: Plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal

Estaremos honrados com a presença de renomadas autoridades, incluindo a Vice Governadora Celina Leão, a 1ª dama do DF Mayara Noronha e a Secretária da Mulher do DF Gisele Ferreira, entre outras personalidades comprometidas com essa causa.

"Tenho o prazer e a honra de convidá-la (o) para esse importante e necessário debate. Sua contribuição enriquecerá sobremaneira a discussão, venham nos ajudar". Dra. Jane
Essas mulheres inspiradoras, juntamente com outras personalidades comprometidas com a causa, estarão presentes para compartilhar suas experiências e contribuir para o combate à violência contra a mulher e ao feminicídio.

Contamos com a sua participação para debatermos e unirmos forças no combate a essa brutalidade contra as mulheres. Sua contribuição é essencial!

Confirme sua presença e junte-se a nós nessa luta tão importante no combate a brutalidade contra as mulheres.

Atenciosamente, Dra. Jane Deputada Distrital


O coreano Kim e o brasileiro Alan Marcos do Nyc Bank assinam importante contrato de parceria

Texto escrito pelo jornalista Walter Brito

A tecnologia Blockchain está implementando mudanças poderosas na economia nos quatro cantos do mundo, pois tem a capacidade de registrar transações de diversas naturezas de forma segura e  em alta velocidade. A tecnologia é uma forma contábil revolucionária, operada  digitalmente e na prática é muito usada para facilitar transações financeiras, votações eletrônicas, registros de propriedades e muitas outras aplicações. Ela se destaca pela segurança criptográfica. Entre suas vantagens encontra-se a 'fórmula mágica' de impedir fraudes, tornando as transações ágeis e econômicas. Vale ainda ressaltar que as criptomoedas se instalaram pra valer no mundo inteiro e de forma definitiva.

Nesta seara, os biticoins se transformaram na vanguarda dos investidores e representam o carro-chefe do novo mercado financeiro. É importante informar  que o biticoin é a primeira moeda virtual criada no mundo e está a todo vapor, sendo usada para a compra de serviços, produtos e uma infinidade de itens pagos pela moeda revolucionária. E mais, a diferença fundamental entre a primeira moeda digital do mundo e as demais é que o biticoin não possui  versão física.

A UNIÃO DO NYC BANK E W BRASIL

Os parceiros do NYC Bank e W Brasil e demais componentes da diretoria

Aproveitando esta oportunidade, o NYC BANK, de propriedade do empresário brasileiro Alan Marcos Fratti, e o jovem empresário coreano Kim, da W Brasil, vislumbram um mercado promissor e uniram as forças, quando assinaram um acordo comercial no dia 27 de abril, anunciado publicamente no dia 11 de maio de 2023 em São Paulo-SP, o que está mexendo de forma forte com o mercado financeiro, pois com esta cartada transformam o NYC BANK em um potente banco de criptomoedas no Brasil, avançando para toda a América do Sul com perspectiva de crescimento em diversos países do planeta. A referida parceria trabalha duro e sem parar, e de modo altamente organizado e profissional. 

Vale lembrar que as empresas começaram inicialmente no recebimento de pagamentos de contas de energia, além de outras prestações de serviços, mas acreditaram no mercado, cresceram e se estabilizaram! Segundo o coreano Kim, a ideia de parceria com o Nyc Bank  "é reduzir os custos aos usuários no sistema de bancos tradicionais, o que vai facilitar a vida dos clientes que passarem a operar de forma virtual, o que se dá de maneira ágil, transparente e  segura" garante o empresário. Kim afirmou ainda o seguinte: "Vamos resolver o problema da interoperabilidade entre sistemas bancários e, o melhor, isso não se limita a um país ou moeda, mas se aplica efetivamente a todas as moedas.

É importante observar ainda que a solução de gerenciamento de criptomoedas do Nyc Bank criptografa todos os módulos necessários para serviços bancários e oferece segurança incomparável com o sistema tradicional, além da transparência e a velocidade demandada nos dias atuais e exigidas pela nova ordem mundial". Disse. 

O jovem empresário coreano Kim, que é um apaixonado pelo Brasil, continuou argumentando: "O nosso método moderno e eficiente em vez de repassar os custos de manutenção e operação do sistema bancário tradicional aos clientes na forma de taxas, nós operamos a um custo muito menor e pretendemos atingir e beneficiar clientes em um futuro próximo no Brasil, na América do Sul e diversas partes do planeta", afirmou.  

Ao que tudo indica, o projeto se dá por meio do sistema KYC. Planeja-se introduzir a melhor tecnologia aplicando um sistema blockchain em CRETA, quando se fornecem aos clientes da instituição bancária  mais segurança, transparência e economia, oportunidade em que é usado um blockchain de nível empresarial.

Como se vê, o mundo mudou e acelera muito mais após os bons sinais do final da Pandemia do Covid 19, que só no Brasil matou mais de 700 mil pessoas. Os bancos estão se modernizando e entrando efetivamente na era digital. Existe um estudo que propõe o lançamento de moedas digitais em 114 países, que  planejam lançar suas próprias moedas digitais. Juntos, eles representam 95% do PIB global, de acordo com informações do Atlantic Couneil, demonstrando que as moedas digitais emitidas por autoridades monetárias já representam uma tendência em todo o mundo.

Parabenizamos os empresários Alan Marcos Fratti e Kim pela coragem de empreender e participarem de um momento histórico na mudança de patamar no mundo atual. Desejamos sucesso aos parceiros e funcionários do NYC BANK W BRASIL!

Com duas apresentações neste fim de semana em Taguatinga,  a Cia. Voar  apresenta um personagem sabido, que usa experiência e sabedoria pra se livrar do julgamento final



Tabu na sociedade, o fim da vida é tema da peça "Tramoias Para Enganar a Morte", do grupo Voar Teatro de Bonecos que vai se apresentar em Taguatinga, na Marquise do Taguaparque (Colônia Agrícola Samambaia),  neste sábado e domingo (29 e 30/4), às 16h Gratuito, livre para todos públicos, com audiodescrição e intérprete de Libras. O espetáculo integra a programação do Projeto Manutenção Voar Teatro de Bonecos, que conta com o patrocínio do FAC-DF.  Toda a programação está disponível no Instagram @voarteatrodeboneco

"Tramoias para enganar a morte" - sinopse - O espetáculo trata de forma bem-humorada um assunto que geralmente não se fala com as crianças: a morte. A dramaturgia recorre aos contos populares, que apresentam várias versões de personagens com artifícios criativos para enganar a morte e ganhar alguns anos de vida a mais ou até a imortalidade. O divino, o fantástico e a astúcia sempre estão presentes na narrativa. Os protagonistas geralmente são anciãos que utilizam o conhecimento e a experiência para se livrar do julgamento final. É um trabalho criado para ser levado à rua, utilizando uma estrutura de encenação simplificada com triciclos que fazem alusão às carroças e a linguagem popular da commèdia dell'arte.


Fotos: kakau Machado.

Ficha Técnica:
Animação de Bonecos: Marco Augusto
Musicistas: Lúcia Corrêa e Cris Pereira

De acordo com o fundador da Voar, Marco Augusto de Rezende, a música e o texto rápido e engraçado envolvem a todos já nas primeiras cenas.

"O ritmo e o bom humor subvertem o medo do fim da vida. A morte, apresentada como um personagem caricatural, e a leveza do universo do teatro de bonecos tornam esse espetáculo muito divertido", afirma o bonequeiro.

Projeto Manutenção - Marco Augusto também explica que, por meio do projeto, serão mantidas as atividades culturais do Voar Teatro de Bonecos, pelo período de um ano, oferecendo à comunidade um conjunto de ações de qualidade cultural, composto de: Mostra de repertório do grupo, nova montagem, exposição de bonecos e intercâmbio com outro grupo nacional, no caso.

"O projeto valoriza a trajetória do grupo Voar Teatro de Bonecos que em 2023 completa 20 anos. Durante um ano de manutenção a Cia. investirá parte dos recursos na criação de um novo espetáculo baseado na obra de Antoine de Saint-Exupéry "O Pequeno Príncipe" que será criado com a técnica do teatro de sombras", revelou o artista.

Próxima apresentação do Projeto de Manutenção
Sempre aos sábados e domingos, às 16h
Gama: "Sonhos de uma noite de verão"- 06 e 07 de maio,  Espaço Voar (SMA conjunto K lote 05 - PRÓ DF)

Intercâmbio e Teatro de Sombras -Além das apresentações da mostra de repertório do grupo, a Companhia realizará intercâmbio com o grupo LUMBRA especializado em teatro de sombras do Rio Grande do Sul , afim de trocar experiências, informações e estreitando contatos, favorecendo a riqueza do fazer teatral. O intercâmbio deverá acontecer por meio de apresentação do grupo convidado e bate-papos sobre teatro de sombras.

Exposição -Para encerrar o projeto de manutenção será realizada uma exposição de bonecos, com duração de 30 dias, na sede do grupo VOAR, com fotos e bonecos retratando sua trajetória.

Cia Voar -A companhia teve sua fundação em 2003, no Gama (DF). Em 2012, com nove anos de trabalho, conseguiu conquistar a honra de ter se apresentado em todos os estados brasileiros, uma meta atingida por meio de participações em importantes festivais e projetos de circulação. O grupo foi convidado para se apresentar na Espanha, México e Chile. Recebeu prêmios de melhor espetáculo infantil pelo júri popular no Festival de Teatro de Americana (SP,) melhor direção e ator no Festival de Teatro de (Guaçuí) ES, sempre julgado por profissionais de notório saber. Possui mais de 5 espetáculos em repertório. Criou e produziu os festivais: Festa Latina de Bonequeiros e Brincantes de Águas lindas de Goiás, Gama FESTINECO Festival de teatro de bonecos do Gama, FESTIBRA Festival de Teatro para Infância de Brasília, Festival ESPETACULIM pequenos espetáculos de grande qualidade. Fundou o Ponto de Cultura Rede de Ação cultural Gama, concebeu o projeto Viveiro Cultural com oficinas culturais e meio ambiente para mais de 500 estudantes.

Serviço:
O quê:  Espetáculo "
Tramoias para enganar a morte",  pelo Projeto Manutenção Voar Teatro de Bonecos
Quando:  Neste sábado e domingo (29 e 30/04), às 16h
Onde: 
Taguaparque (Colônia Agrícola Samambaia Taguaparque)
Tudo gratuito e aberto a todos públicos, com Libras e audiodescrição à disposição.
O projeto conta com o patrocínio do FAC-DF.
Toda a programação está disponível no Instagram @voarteatrodeboneco
Outras Informações: (61) 99901-3822

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