Oficinas no Gama de Música e Teatro


A 2ª. edição do Projeto Lábios da Lua da Vila Sarrafo oferecerá uma série de atividades culturais para a comunidade do Gama e arredores


Estão abertas as inscrições para as oficinas no Gama de Música e Teatro da 2ª. edição do Projeto Lábios da Lua da Vila Sarrafo. As aulas serão iniciadas em fevereiro (abaixo o cronograma). Essas oficinas abrirão o projeto de manutenção da Cia Lábios da Lua que, além de diversas oficinas, também vai oferecer no Espaço Cultural da Cia. (Quadra 4 Lote 16 Loja C e D - Setor Sul) vivências em artes plásticas, temporadas de atrações variadas (teatro, música, entre outros), vídeo-debate, saraus, colônias de férias, além da organização de núcleos para captação de recursos e administrativos. Todas as atividades contarão com ações socioambientais. Este projeto é realizado com recursos do FAC-DF.  Informações e Inscrições no Instagram @cialabiosdalua

Vila Sarrafo na História do Gama e do DF

O nome do projeto "Vila Sarrafo" faz uma ponte com a história do Setor Sul do Gama, quando em julho de 1964, famílias, possivelmente de trabalhadores que ajudaram a construir Brasília, enfrentando dificuldades de toda ordem, foram transferidos pela Polícia do DF para a região onde hoje se encontra o espaço cultural da Cia. Lábios da Lua. Essas famílias foram chamadas de os  "invasores da Vila Planalto" (como foram denominados na edição  de 23 de julho de 1964 do jornal “Última Hora”). Sem muitos recursos, construíram suas casas  com pedaços de madeira (conhecidos como "sarrafo"- folhas de madeirite sobrepostas e pregadas). O nome-homenagem a essa origem sofrida serve como inspiração para vencer desafios por meio da arte, vencendo estereótipos negativos, mostrando que essa localidade tem presente e futuro promissores e merece acesso à cultura que se espraie pelo Gama e contagie as regiões administrativas ao redor.

Oficinas de Teatro e Música

Teatro - Inscrições: até 29 de janeiro de 2024 (12h)
Início das Aulas: 03 de fevereiro de 2024
Dia e Horário: Sábados, das 10h30 às 12h
Faixa Etária: A partir dos 14 anos
Vagas: Somente 30


Música - Inscrições: até 29 de janeiro de 2024 (12h)
Início das Aulas: 27 de fevereiro de 2024
Dia e Horário: Terças e quintas, às 19h
Faixa Etária: A partir dos 10 anos
Vagas: Somente 30


Atividades

Oficinas de Gestão Cultural, Formação de Núcleo de Captação, Oficinas Teatrais,  Oficina de Música, Artes-Plásticas para a Infância ( quatro semanas de atividades lúdicas de artes plásticas para a primeira infância nas férias de julho), A Vila Encena (atrações da cena atual e artistas emergentes selecionados através de edital), "Sarau Julino da Vila Sarrafo" e "Sarau Natalino da Vila Sarrafo", Cineclube Vila Sarrafo (exibições de filmes produzidos no Distrito Federal, com a presença dos diretores) e Apresentações de Cenas de Peças(talento local com oito sessões de apresentações de cenas de peças do cenário do momento), compõem a programação de atividades que serão desenvolvidas durante o projeto.

Práticas Ambientais

O projeto fará Reciclagem Consciente, mantendo recipientes adequados para separação de lixo orgânico, plástico, metal, vidro e papel, incentivando todos os visitantes a fazerem sua parte na reciclagem. Além disso, ao selecionar grupos e artistas para utilizar o espaço nos chamamentos exclusivos do projeto Vila Sarrafo II, será concedida maior pontuação aos eventos (peças, shows ou exposições) que abordarem a sustentabilidade em suas obras, visando ser uma plataforma para ideias e expressões que promovam a consciência ambiental.

Lábios da Lua

Desde a sua fundação em 25/6/1992 , a Associação Lábios da Lua tem como objetivo o fomento a arte e a cultura, promovendo a cidadania e em sintonia com o meio ambiente, fazendo com que a sociedade tenha acesso à arte, bem como os artistas tenham acesso à sociedade, divulgando todas as formas de manifestações artísticas da região do Gama. O Espaço Cultural Lábios da Lua funciona na Quadra 4, lote 16, do Setor Sul do Gama, desde 10 de fevereiro de 2010.