Page Nav

HIDE

Left Sidebar

TO-LEFT

Pages

Breaking News

latest

SES-DF viabiliza o primeiro Mestrado de Práticas Integrativas em Saúde do Brasil

Oferta de cursos faz parte dos mais de 40 produtos do Colab-PIS, o maior orçamento já destinado às PIS. Capital federal é referência naciona...

Oferta de cursos faz parte dos mais de 40 produtos do Colab-PIS, o maior orçamento já destinado às PIS. Capital federal é referência nacional na área

O plano de trabalho do Colab-PIS foi apresentado na última semana a gestores do órgão do GDF, como forma de promover a cooperação intersetorial. Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde DF

A Secretaria de Saúde (SES-DF) irá promover o primeiro Mestrado em Políticas Públicas com foco em Práticas Integrativas em Saúde (PIS) do País. A iniciativa integra os 42 produtos do "Colab-PIS: laboratório de colaboração em ciência, tecnologia e inovação em PIS do Sistema Único de Saúde (SUS) do Distrito Federal" – um convênio de cooperação técnico-científica firmado entre a SES-DF, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Fundação de apoio à Fiocruz (Fiotec).

O programa será ofertado pela Escola de Governo Fiocruz (EGF-Brasília) e irá englobar: cursos técnicos, de aperfeiçoamento e qualificação profissional, além de pós-graduação lato sensu (especialização e residências) e stricto sensu (mestrado profissional). As escolhas se basearam nos três eixos temáticos que compõem o Colab-PIS: pesquisa, formação e desenvolvimento institucional.

A expectativa é que até o fim deste ano sejam lançados os editais dos cursos de formação, quando também terá início a realização do censo para mapear a oferta de PIS no SUS-DF. O programa estende-se até 2028 (48 meses) e o investimento total alcança R$ 21,6 milhões – o maior orçamento já destinado à Política Distrital de Práticas Integrativas em Saúde (PDPIS).

"As PIS são feitas no território, então, é fundamental que possamos articular para fazer a diferença em cada um dos espaços", explica o gerente de Práticas Integrativas (Gerpis) da Secretaria de Saúde, Marcos Trajano. Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde DF

Elaboração

O plano de trabalho para os cursos foi apresentado na última semana a gestores do órgão do Governo do Distrito Federal (GDF), como forma de promover a cooperação intersetorial. "Entendemos que as PIS não vão se consolidar se não houver construção conjunta e interlocução com as outras áreas. As PIS são feitas no território, então, é fundamental que possamos articular para fazer a diferença em cada um dos espaços", avalia o gerente de Práticas Integrativas (Gerpis), Marcos Trajano.

Participaram do encontro o subsecretário de Atenção Integral à Saúde (SAIS), Robinson Capucho Parpinelli; o secretário executivo de Tecnologia da Informação em Saúde (SETIS), Deilton Lopes da Silva; o assessor de Gestão Estratégica e Projetos (Agep) Carlos Spezia; o diretor de Áreas Estratégicas da Atenção Primária (Daeap) da Subsecretaria de Atenção Integral à Saúde (Sais), Maurício Fiorenza; e o coordenador de Controle de Serviços de Saúde e de Gestão da Informação (Ccons) da Subsecretaria de Planejamento em Saúde (Suplans), André Dias.

A íntegra do convênio, que contém o plano de trabalho com os detalhes acerca dos produtos e das entregas, pode ser conferida na página eletrônica da SES-DF junto a instrumentos congêneres.

Há 42 anos, as PIS vêm sendo consolidadas no serviço público de saúde distrital. Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde DF

Referência nacional

Há 42 anos, as PIS vêm crescendo no serviço público de saúde distrital. A PDPIS, publicada em 2014, propõe, de maneira inovadora, o emprego dessa abordagem integrada às demais práticas de cuidado em saúde – não apenas em caráter complementar. Essas características inserem o SUS do DF como referência nacional na área.

O subsecretário da Sais, Robinson Capucho Parpinelli, justifica a necessidade de investimento em ações técnico-científicas e tecnológicas. "Sucesso no passado não garante a perpetuação no futuro. Somos os pioneiros nas PIS e espero que continuemos a servir de modelo e exemplo para todo o País", afirma.

Nenhum comentário