Page Nav

HIDE

Left Sidebar

TO-LEFT

Pages

Breaking News

latest

Vereador tem registro cancelado por uso de diploma falso de Enfermagem

Após cancelamento de registro como enfermeiro, Coren-DF vai investigar registro técnico do vereador Foto: Marcelo Santos. A tentativa de ing...

Após cancelamento de registro como enfermeiro, Coren-DF vai investigar registro técnico do vereador

Foto: Marcelo Santos.

A tentativa de ingressar na Enfermagem com diplomas falsificados continua sendo enfrentada com firmeza pelos Conselhos Regionais de Enfermagem em todo o país. Após investigação, o Conselho Regional de Enfermagem de Goiás (Coren-GO) confirmou que o diploma de Enfermagem do vereador Euder Vieira, do município de Águas Lindas de Goiás, era falso. Euder teve o registro profissional cancelado.

O diploma havia sido emitido pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) e foi utilizado por Euder para atuar em funções técnicas e administrativas na área da saúde, inclusive como superintendente de Vigilância em Saúde do município.

Além da cassação, o caso foi encaminhado ao Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF), onde Euder também possui um registro ativo como técnico de Enfermagem. Agora, o Coren-DF vai averiguar a veracidade deste segundo registro.

Casos como esse reforçam o alerta: utilizar documentos falsificados é crime, independentemente do cargo ocupado. "A profissão de Enfermagem exige formação sólida e ética. Por isso, não há espaço para improvisos, atalhos ou fraudes", afirma o presidente do Coren-DF, Elissandro Noronha.

No início deste ano, o Coren-DF impediu o registro de uma mulher que tentou se inscrever como enfermeira com um diploma falsificado. A tentativa de fraude foi identificada pelo Departamento de Registro e Cadastro (DEIC/Coren-DF) e denunciada imediatamente.

A ação fez parte da Operação Código 451, deflagrada pela Polícia Federal em junho. A operação investiga um esquema nacional de falsificação de diplomas de ensino superior, com pelo menos 33 documentos fraudulentos já identificados e registros indevidos em diversos conselhos profissionais.

"No ano passado, indeferimos diversos registros que tiveram diplomas com inconformidades apresentados. Trabalhamos rigorosamente para garantir que apenas profissionais devidamente qualificados atuem na Enfermagem", destaca Elissandro.

Os pedidos de inscrição passam por análise criteriosa, e qualquer indício de irregularidade é apurado e denunciado. "Se até figuras públicas estão sob investigação por esse tipo de conduta, isso reforça a importância de continuarmos vigilantes. Fraudes não passam despercebidas", conclui o presidente.

Nenhum comentário