Page Nav

HIDE

Left Sidebar

TO-LEFT

Pages

Breaking News

latest

Saneago reduz perdas de água e amplia eficiência energética em Cidade Ocidental

Município registra queda de quase 10 pontos percentuais no índice de perdas e passa a economizar mais de 35 milhões de litros de água por mê...

Município registra queda de quase 10 pontos percentuais no índice de perdas e passa a economizar mais de 35 milhões de litros de água por mês, alinhando-se aos padrões de excelência reconhecidos pelo Instituto Trata Brasil
 
Captação de água no Ribeirão Saia Velha - Foto: Pedro Santos.

Seguindo a diretriz de eficiência que tornou Goiás e Goiânia referências nacionais no combate ao desperdício de água, o município de Cidade Ocidental, operado pela Saneago, tem apresentado resultados expressivos em termos de gestão operacional. Dados comparativos recentes demonstram que seu índice de perdas na distribuição foi reduzido de 39,6% em setembro de 2023, para 30,5% em setembro de 2025 – um avanço significativo que aproxima a cidade das metas estabelecidas pelo Novo Marco Legal do Saneamento Básico.
 
Enquanto a média nacional de perdas de água gira em torno de 40,3%, segundo o "Estudo de Perdas de Água 2025", do Instituto Trata Brasil (ano base 2023), Cidade Ocidental difere dessa realidade, proporcionando maior sustentabilidade econômica, social e ambiental.
 
Mais água na torneira, menos desperdício 
A evolução dos indicadores reflete o investimento em gestão e tecnologia. Mesmo com o crescimento vegetativo do município – que saltou de 37.897 para 40.611 ligações de água no período analisado – a Saneago conseguiu reduzir o volume de água desperdiçada. Vale destacar que Cidade Ocidental foi o 17º município goiano a ultrapassar a marca de 100 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
 
Em setembro de 2023, para abastecer a cidade, o volume desperdiçado (perdas reais e aparentes) somava 207.015 m³. No cenário atual, esse número caiu para 171.456 m³. Isso representa uma economia real de 35.559 m³ (ou mais de 35 milhões de litros) de água tratada que deixou de ser perdida mensalmente. Ou seja, o equivalente a 14 piscinas olímpicas.
 
Essa melhoria é fruto de uma cultura de eficiência implementada pela Saneago, que envolve desde a pesquisa ativa de vazamentos ocultos até a gestão inteligente da pressão nas redes e combate a fraudes. A Companhia investe, continuamente, em todos os municípios onde opera, por meio de grandes forças-tarefas de caça a vazamentos, setorização das redes de distribuição, instalação de Válvulas Redutoras de Pressão (VRPs) e substituição de hidrômetros velocimétricos por volumétricos (mais precisos), entre várias outras iniciativas.
 
Salto em eficiência energética 
Além de preservar a água, a operação em Cidade Ocidental tornou-se energeticamente mais sustentável. O indicador de eficiência energética, que mede o quanto de energia é gasto para produzir e distribuir cada metro cúbico de água, teve uma melhoria impressionante.
 
O índice saiu de 1,70 kWh/m³ para 0,92 kWh/m³. Na prática, isso significa que a Saneago está atendendo mais clientes (haja vista o aumento no número de ligações, mencionado anteriormente, e o salto na produção de água, de 522.766 m³ para 560.497 m³), mas consumindo proporcionalmente muito menos energia elétrica, o que demonstra uma otimização do sistema de distribuição.
 
Contexto estadual de excelência 
Os resultados de Cidade Ocidental contribuem para a consolidação de Goiás no topo do ranking do saneamento. Conforme divulgado pelo Instituto Trata Brasil, Goiás possui o menor índice de perdas do país (25,6%) e Goiânia lidera entre as capitais (12,6%).
 
A gestão local em Cidade Ocidental reforça o compromisso da Saneago em universalizar o saneamento com qualidade, transformando investimentos em tecnologia e operação eficiente em mais saúde e regularidade no abastecimento para a população.

Nenhum comentário